Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Técnicas Básicas

Minha primeira aula prática foi dessa disciplina. Seu intuito é esse mesmo, ensinar o básico, aprendemos sobre ervas, tipos e em que usá-las... sachet d'épices, bouquet garni, cebola, piqué, cebola brûlée... empanamento, objetivo e tipos... fritura... termos como fork tender e branquear... e técnicas de corte.
Naquele dia descobri os vários tipos de corte, que cada um tem uma finalidade, nome, dimensões e, não me sai muito mal. "Brincamos" com batatas (bastões para fritas), cenoura (julliene), chuchu (cubos), cebola (brunoise) e, couve (chiffonade), tomate também, mas, não me lembro o tipo de corte.
Como faltei dois dias, rsrsrs, ainda não tinha conhecido a Chef-Professora, que é a mesma que lecionava Cozinha Fria e, a amei, oriental, séria e, muito competente, mas, você consegue perceber lá no fundo uma pessoa muito bacana. No fim da aula, ficamos com ela, eu e mais uns 4 ou 5 alunos, ajudando-a a preparar o almoço, para ela, os outros professores que estariam lá (de Gastronomia) e, para nós os alunos interessados. Com a batata fizemos purê, com o tomate e a cebola, um delicioso molho para o spaguetti, a couve refogamos, a cenoura e o chuchu, salada... Foi um momento mais tranquilo que aproveitamos com a Chef, sugamos tudo o que podíamos dela... E, esse será um dos momentos que viví na facul que com certeza não esquecerei!!!
Essa disciplina era ministrada às quintas, sempre recebíamos as fichas que seriam feitas, pelo e-mail da turma, 1 ou 2 dias antes, para estudarmos...
No próximo post desta matéria, passarei uma deliciosa receita, tá?
Beijo, beijo, beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário